142

Prefeitura Municipal de Ourolândia

Pular para o conteúdo

Secretaria da Saúde de Ourolândia faz alerta para prevenção da Influenza e suas variantes

Fonte: Assessoria Geral de Comunicação.
05/01/2022 às 14h44

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O aumento de casos de gripe no Brasil causado pelo vírus da Influenza H3N2 tem gerado um novo alerta de possível surto da doença, que já registrou mortes em alguns estados do país. Em Ourolândia, a Secretaria da Saúde informou através de uma nota que o município ainda não possui casos laboratorialmente confirmados da doença, mas que há uma grande preocupação, tendo em vista a chegada de turistas, bem como diante do aumento considerável do número de pessoas com sintomas de síndrome gripal.

De acordo com a Prefeitura, centenas de pessoas tem buscado atendimento médico nas Unidades de Saúde e no Hospital Municipal com sintomas semelhantes ao da gripe. “Estamos preocupados e atentos ao crescimento exponencial do número de pessoas com síndrome gripal em nosso município. Diante deste aumento, já estamos realizando a coleta de material para exames e encaminhando para o Laboratório Central do Estado (Lacen), para que seja feita a análise e assim possamos determinar se é apenas uma gripe comum ou é alguma das variantes da Influenza”, comentou a Secretária da Saúde ourolandense. 

A prevenção da Influenza ou de algumas das suas variantes como a H3N2 segue os mesmos cuidados necessários para evitar a Covid-19, como distanciamento físico, uso de máscara e higienização correta das mãos. “É necessário que a população continue seguindo as recomendações de prevenção da Covid-19, que serve também para a Influenza. A pandemia ainda não acabou e agora com o surto da gripe a nossa preocupação enquanto profissionais da saúde aumenta ainda mais”, disse a Diretora de Vigilância Epidemiológica. 

De acordo com a Secretaria da Saúde a previsão é de que a vacina para H3N2 chegue ao Brasil a partir de março deste ano.