142

Prefeitura Municipal de Ourolândia

Pular para o conteúdo

Programa Prefeitura Itinerante atraiu muitas pessoas na comunidade de Catarina, em Ourolândia

Fonte: Assessoria Geral de Comunicação
09/05/2019 às 13h13

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A comunidade de Catarina, em Ourolândia, teve um dia movimentado nesta quarta-feira, 8 de maio. O motivo foi a realização do programa Prefeitura Itinerante, que levou diversos serviços públicos e atendimentos para os moradores da região.

A maior procura foi pelo atendimento médico e, na ocasião, as pessoas tiveram a oportunidade de se consultar com dois clínicos gerais, um ortopedista e um dermatologista. “Uma chance dessa de ter médico e especialista perto a gente não pode perder”, declarou contente dona Ledijane, moradora de Catarina.

Na unidade de saúde do povoado, ainda foi possível realizar testes rápidos, aferição de glicemia e pressão arterial, além do atendimento com psicólogo e consulta odontológica para crianças. “Trouxe minha neta ao psicólogo, porque o médico já havia indicado há meses e eu não tinha condições de levar”, contou dona Elisangela.

Muitos moradores da comunidade participaram do programa para renovar documentos como carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira do idoso e cartão do SUS. A procura por atendimentos na área da Assistência Social também foi grande, com pessoas querendo regularizar benefícios como o Bolsa Família.

A programação contou ainda com um encontro com agricultores locais, para dar orientações diversas. Uma equipe da Associação para o Desenvolvimento de Comunidades (ADECOM) ministrou uma palestra sobre “Gestão e Comercialização na Agricultura Familiar”, que instruiu os produtores a administrar de forma inteligente os recursos que chegam até eles. “A ideia não é ensinar a plantar, porque isso o homem do campo já sabe. O desafio é orientar eles a cuidar corretamente do que recebem para fazer suas produções crescerem”, afirmou o palestrante da ADECOM.

A sala lotada de interessados no assunto reagiu positivamente. “Muitos querem facilidades, mas nós viemos aqui aprender mais sobre como melhorar nosso trabalho”, contou Eliete, uma agricultora da região.

A população de Catarina ainda recebeu atendimento de um avaliador físico e uma nutricionista, que falaram sobre como manter um estilo de vida saudável. Também puderam receber orientação jurídica, conversar com a Ouvidoria do município e pessoalmente com o prefeito da cidade. “É sempre muito bom realizar este programa e proporcionar de perto serviços que a população realmente precisa. Aproveito para conversar e conhecer melhor o povo a quem escolhi servir com meu trabalho”, disse o gestor municipal.

Na saída, muitos dos habitantes do povoado receberam orientações da equipe do projeto Despertar sobre ervas medicinais e meio ambiente. Alguns puderam levar para casa mudas de aroeira, pau-brasil, mulungu e umburana de cheiro, distribuídas pela equipe da Secretaria de Agricultura.