Conheça as ações da empresa Rio Energy para a prevenção ao coronavírus

Fonte: Assessoria de Comunicação da Rio Energy.
19/05/2020 às 12h57

Desde o início da pandemia do coronavírus, a Rio Energy implantou um comitê de gestão para revisar suas normas e protocolos de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO), com objetivo de prevenir e resguardar seus trabalhadores próprios e terceirizados na construção do Complexo Eólico Serra da Babilônia – Fase 3, e as comunidades onde está presente.

Uma das atribuições deste comitê é colocar em prática o Plano de Gestão e Combate à COVID-19, um conjunto de medidas apresentado às Prefeituras de Ourolândia, Morro do Chapéu e Várzea Nova para assegurar a prevenção da COVID-19 na população e na força de trabalho. Semanalmente, apresentamos informações atualizadas a respeito da implantação do Plano às autoridades públicas municipais.

Um contingente de 400 trabalhadores foi mobilizado para a construção do Complexo, entre próprios e terceiros, locais e não locais. Desse total, 90% são contratados das empresas subcontratadas, a Construtora Fernandes (CONFER) e a Elecnor, que, assim como as demais empresas terceirizadas, têm seguido todas as exigências do Plano de Gestão e Combate à COVID-19.

No Plano, foi definido que os trabalhadores não-locais chegariam a Ourolândia em duas etapas, com a exigência do cumprimento de quarentena de sete dias. Essas etapas de mobilização já foram finalizadas e não foi identificado nenhum caso suspeito entre a força de trabalho externa, estando todos aptos para as suas atividades na obra.

Nos alojamentos destinados aos trabalhadores não-locais, só são permitidos dois colaboradores em um mesmo quarto. Ao voltarem de seus períodos de folga, esses trabalhadores são novamente submetidos a um período de quarentena de sete dias e só retornam às suas atividades após testagem negativa, com a realização do teste rápido para identificação da COVID-19.

Semanalmente, atualizamos a Prefeitura Municipal de Ourolândia e a Vigilância Sanitária local a respeito do estado de saúde da força de trabalho não-local, que reside temporariamente no município. Essa divulgação permanecerá até o fim das atividades da obra.

Cuidados permanentes com os trabalhadores e com a sociedade:

A Rio Energy continua atenta às normas e protocolos do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde e das Secretarias municipais locais e mantém junto à sua força de trabalho uma série de cuidados, tais como: o uso obrigatório de máscaras nas unidades de trabalho; a medição da temperatura por termômetro infravermelho como condição obrigatória para qualquer colaborador ou fornecedor acessar suas dependências, entre outros. Também aumentamos o número de viagens dos ônibus que transportam os trabalhadores. Os veículos estão circulando com metade da sua capacidade para evitar que os passageiros se sentem juntos, respeitando as regras de distanciamento. Na contribuição responsável e social da Rio Energy, temos realizado ações de doação, como as de materiais de higiene às Secretárias de Saúde dos municípios de Ourolândia e Várzea Nova, totalizando mais de 20 mil itens, entre máscaras luvas e álcool gel; participado da reestruturação da UPA de Morro do Chapéu com outras duas empresas, além de ajudar a associação de costureiras de Ourolândia na reforma das máquinas, para a produção de dez mil máscaras a serem distribuídas às populações mais vulneráveis.

E, em coordenação com as secretarias de Comunicação de Ourolândia e Várzea Nova, estamos desenvolvendo e confeccionando materiais de comunicação para o reforço da prevenção ao coronavírus, a serem distribuídos a toda a população.

Contem conosco e, juntos, superaremos essa crise global para, em breve, voltarmos à normalidade.