Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
As prefeituras de Ourolândia, Várzea Nova e Mirangaba formaram na última semana o “Consórcio Piemonte de Oportunidades” e juntos aderiram ao Mutirão de Oportunidades, que é uma iniciativa do 1MiO e dos parceiros implementadores do Selo UNICEF 2021-2024 na Amazônia Legal e no Semiárido brasileiro.
O Mutirão de Oportunidades tem o objetivo de ajudar os municípios inscritos no Selo UNICEF 2021-2024 no cumprimento do Resultado Sistêmico 4 (Oportunidades de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens), reunindo esforços para incluir adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos na Plataforma 1MiO, que é a maior articulação do Brasil pela inclusão produtiva de adolescentes e jovens no mundo do trabalho decente. A iniciativa é liderada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e reúne mais de 2.000 parceiros do setor privado, sociedade civil, governos e jovens comprometidos em gerar oportunidades para uma transição positiva da juventude da escola para o trabalho. “A nossa meta é incluir na plataforma cerca de 3 mil adolescentes e jovens do nosso território até o final do mutirão. Após a mobilização e inclusão nos esforçaremos para firmar parcerias com órgãos e empresas no intuito de disponibilizar cursos profissionalizantes e vagas de emprego decente para os mesmos, gerando oportunidades de aprendizado, renda e qualidade de vida”, disse um dos articuladores do Consórcio.
De acordo com o Consórcio serão disponibilizadas durante a mobilização 300 bolsas de estudo on-line, sendo 150 para desenvolvimento e tecnologia e 150 para empreendedorismo feminino. Cada município deverá ficar com 50 de cada. As vagas são uma espécie de “colher de chá” para os participantes e devem ser destinadas as adolescentes e jovens em vulnerabilidade social.
Ainda segundo o Consórcio as mobilizações e inscrições devem ser iniciadas nos próximos dias, após o envio de orientações por parte do UNICEF Brasil.