142

Prefeitura Municipal de Ourolândia

Pular para o conteúdo

Visão Geral

Visão Geral

Bandeira Bandeira do Município
Brasão Brasão do Município
  • Aniversário: 13 de junho
  • Fundação: 13 de junho de 1989
  • Padroeiro (a):Nossa Senhora do Carmo
  • Gentílio:Ourolandense
  • Cep: 44718-000
  • População: 20167 (estimativa)
  • Prefeito (a): (PSD)
    2017 - 2020

População

População estimada em 2018 foi de 20.167 pessoas com densidade demográfica de 11,03 hab/km².
 

Clima

Com clima semiárido a seco tem sinais do clima Tropical Chuvoso com Estação Seca, com altos riscos de ter prolongados períodos de estiagem, o município faz parte do “Polígono das Secas”. Possui uma temperatura média anual de 30,1°, concentrando os períodos chuvosos entre os meses de novembro a janeiro, apresentando uma pluviosidade média anual entre 400 mm a 600 mm.

História

Município criado em 1989, desmembrado de Jacobina, cuja história decorreu da chegada de bandeirantes à procura de minas de ouro na região em princípio do século XVII. Tendo como primeiros habitantes as famílias, Casemiro, Aurora e Dias Gama, estes primeiros moradores começaram a plantar Cana-de-açúcar para sobreviver, esta cana era moída no engenho daí estes moradores resolveram batizar de fazenda Engenho Velho. Era apenas um povoado pequeno, que com a certeza do desenvolvimento da população, logo surgiram numerosas casas e novas famílias residindo nas adjacências que começaram a plantar também o algodão, abrir pedreiras para extrair o mármore das pedras e por causa deles o município foi registrado inicialmente como Ouro Branco pertencendo à cidade de Jacobina.
Com o aumento da população os moradores reuniram e decidiram que queriam sua emancipação política que se concretizou no dia 13 de junho de 1989. Posteriormente foi criado, através do processo PL-6202\85, e sua emancipação política, registrou-se mediante a promulgação da Lei Estadual Nº 5017 de 13 de junho de 1989, publicada no Diário Oficial do Estado em 14.06.89. Em razão de existir uma outra cidade na Bahia o nome foi mudado de Ouro Branco para Ourolândia, tendo como prefeito na época Antônio Araújo.

Letra do Hino

Para retratar o civismo e o amor a sua terra natal foi escrito o Hino de Ourolândia que teve como autor Pedro Edson de Souza, e composição de Ubirajara Santos. O arranjo musical é de Francisco oliveira e Produção de Geraldo Oliveira de Souza. Em sua letra o Hino retrata o amor a terra, o vigor do seu povo forte e trabalhador, as riquezas do solo e as belezas naturais desta terra abençoada.

Ourolândia querida nós te amamos com toda força do nosso coração o teu povo é forte e trabalhador, teu solo é fértil e abençoado,
O rei Sol te cobre de luz e calor todo teu esplendor Ourolândia vem das mãos do criador. (Bis)

Teus belos e verde campos sobre um lindo céu de anil representa a beleza e a força do sertão és a joia do Brasil
Teu nome é uma eterna e constante estrela brilhante em nosso pensamento tão profunda quanto o poço verde e a tua lembrança a cada momento. (Bis)

O teu futuro é claro e radiante tens pujança e gloria teu nome pagina feliz na história no seio do nosso formoso sertão.

Áudio do Hino